Após duas mulheres sofrerem choque na noite de quarta-feira (31), uma parte da calçada da Rua Jerônimo de Ornelas foi isolada em frente ao Posto de Saúde Modelo, no bairro Santana, em Porto Alegre. De acordo com o segurança da unidade, elas chegavam para buscar atendimento e, ao pisar em um buraco com fios soltos próximo ao local, sofreram a descarga elétrica. Apesar do susto, as duas não tiveram ferimentos.
— Eu soube que duas mulheres levaram choque e eu mesmo coloquei uns cones, uma fita e isolei o local. Já avisei a administração — conta o segurança Jefferson Ribeiro Josende, 40 anos.
Conforme Josende, há cerca de 15 dias foi retirada uma placa que tinha um luminoso em cima e indicava “Posto de saúde modelo Atendimento 24h”, mas os fios ficaram soltos dentro do buraco.
Por volta das 7h desta quinta-feira, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) esteve no local a ampliou o isolamento atingindo parte da faixa dos carros na Rua Jerônimo de Ornelas.
A equipe de manutenção elétrica chegou em seguida e constatou que a fotocélulas, que ligam as luzes externas do posto durante a noite, tinham fios junto ao buraco. Isso porque, a placa tinha uma luminária posicionada em cima. Ao retirar a placa, os fios também deveriam ter sido cortados. Com a chuva da noite passada, as fotocélulas foram acionadas e os fios acabaram dando choque.
A Secretaria da Saúde de Porto Alegre (SMS) informou que um prestador de serviço retirou a placa iluminada para colocar uma maior. Com o mau tempo, não foi possível concluir o trabalho.
Confira a nota da prefeitura
"A Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde contratou empresa para a instalação de um novo totem de sinalização em frente à Unidade de Saúde Modelo. Ocorre que a empresa retirou o totem antigo e não conseguiu construir a base do novo totem devido ao período de chuvas. Contudo, o desligamento da energia dos cabos já havia sido realizado no dia 29. O novo equipamento terá mais de 3 metros e altura e iluminação, o que trará mais segurança aos usuários que circulam e buscam atendimento no local".