Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto de lei protocolado pelos vereadores Felipe Camozzato (Novo) e Mendes Ribeiro (MDB) que busca a revogação da Lei nº 2.185, de 27 de dezembro de 1960, que proíbe novas construções na Redenção.
Segundo os autores do projeto, quem frequenta o parque "sofre com a infraestrutura precária do local e com todas as consequências advindas disso". Eles também defendem que, apesar de a lei em vigor objetivar a conservação paisagística da Redenção, a legislação torna o ambiente "imutável".
O Parque da Redenção é um bem tombado desde 1997 como patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico de Porto Alegre. Em seu perímetro há cerca de 10 mil árvores de diferentes espécies.
Reformas
Neste mês começaram as obras de revitalização da Redenção. Com investimento de R$ 3,9 milhões, a previsão é que a maioria dos reparos seja entregue até o Natal. Diversos pontos receberão reformas, entre eles, o entorno do Monumento ao Expedicionário e a área em que fica a pista de corrida e as quadras, o Parque Ramiro Souto.