Em seu primeiro dia de operação no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o check-in da Azul tinha movimento moderado por volta das 10h deste domingo (15), quando a reportagem de GaúchaZH visitou o local. A companhia aérea era a única que ainda operava no Terminal 2 do aeroporto, que a partir deste domingo deixa de receber passageiros.
O engenheiro André Braga, 45, foi um dos viajantes que utilizaram o check-in da Azul no novo local:
— Soube da mudança pela imprensa e pelas sinalizações que vi no aeroporto. Quando cheguei, já sabia para onde me dirigir. Vim com antecedência, esperando que pudesse haver alguma dificuldade, algum tumulto, mas foi tudo tranquilo.
Moradora de Fortaleza que veio ao Rio Grande do Sul a passeio com a família, a professora Joyciana Uchôa, 34, afirma que o cartão de embarque da Azul para o voo deste domingo ainda indicava o Terminal 2:
— Soube da mudança pelo motorista da van que nos trouxe de Gramado a Porto Alegre. Senão, seria um transtorno. Estou com uma família grande aqui, tem criança, tem idoso. Mas no final deu tudo certo.
Procurada para comentar a situação do cartão de embarque, a assessoria de imprensa da Azul informa que "alguns canais oficiais da empresa estão passando por atualização para refletir as atualizações, mas a Azul ressalta que está em comunicação com os Clientes com viagens marcadas de e para Porto Alegre para falar das alterações".
O Terminal 2 continuará abrigando o setor administrativo da Fraport (empresa que detém a concessão do aeroporto) e a torre de controle. O público poderá visitar o local de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para ter acesso à obra do pintor Aldo Locatelli e ao mezanino que oferece uma visão da pista.
A reportagem de GaúchaZH encontrou o Terminal 2 fechado ao público na manhã deste domingo, com seguranças do lado de fora para orientar os eventuais passageiros que ainda se dirigissem ao local. Cartazes na fachada informavam sobre a mudança.
Lidiane Fonseca, gerente da operação de uma rede de livrarias no aeroporto que estava em expediente interno no Terminal 2 neste domingo, afirma que as duas lojas do local serão transferidas para o Terminal 1, onde a rede já dispõe de uma unidade.
— É uma tristeza ver que o movimento no Terminal 2 caiu bastante, porque apenas a Azul operava aqui. Mas a expectativa é que aumente no Terminal 1.