Este sábado (14) é o último dia com embarques e desembarques no terminal 2 do aeroporto Salgado Filho. O local funcionou até 2001 como o principal ponto para partida e chegada de aviões em Porto Alegre, até a inauguração do atual terminal principal. A partir deste domingo (15), a estrutura receberá a sede da administradora Fraport e a torre de controle, além de se tornar um ponto para visitação às obras de Aldo Locatelli.
Para lojistas e aeroportuários, o dia é de saudosismo. Já para os passageiros que estiveram no local no início da manhã, a expectativa é de ter um atendimento mais modernizado. Até este sábado, check-in, embarque e desembarque que ocorrem neste terminal são da empresa Azul, que vai migrar todo o atendimento para o terminal 1 a partir deste domingo.
É com emoção que Cristiane Brito, 44 anos, que atua há cinco anos em uma loja de vinhos, espumantes e cervejas artesanais no saguão, diz que deve muito a esse ponto, a porta de entrada para o crescimento do empreendimento familiar.
— Nosso público principal é o passageiro que embarca e quer levar uma lembrança dos produtos do nosso Estado. Aqui vendemos bebidas produzidas por gaúchos no Rio Grande do Sul — destaca Cristiane.
Com muito orgulho, ela diz que o atendimento vai continuar, tanto é que, após negociações com a Fraport, uma nova loja será inaugurada em outubro no terminal 1. Mas não só os lojistas veem com saudosismo este último dia de trabalho no terminal 2. O aeroportuário Argeu Pereira, 35 anos, guarda boas lembranças do local:
— Ah, vai ficar uma saudade aqui né tchê! Mas o trabalho segue.
Cláudia Ribeiro, uma das passageiras que estavam no local pela manhã, diz que a expectativa é que a partir de agora o atendimento seja melhor.
— É uma diferença grande embarcar ou desembarcar no terminal 1 em relação ao 2, apesar do bom atendimento que sempre tive aqui (terminal 2) — ressalta Cláudia.