Tão antigo quanto o terminal 2 do aeroporto Salgado Filho, que encerrará as atividades em setembro, o painel A Conquista do Espaço foi pintado por Aldo Locatelli, em parceria com os outros dois artistas italianos, Emílio Sessa e Attílio Pisoni. Com 50 metros quadrados e finalizada em 1953, a obra faz referências à história da aeronáutica, retratando desde Leonardo da Vinci, que no século 15 projetou uma máquina voadora, a Santos Dumont, conhecido no Brasil como Pai da Aviação.
Luciana de Oliveira, pós-doutoranda em História pela Unisinos e professora do IFRS Campus Sertão, relata que a obra composta por quatro telas é "fundamental" para o patrimônio histórico, artístico e cultural. Ela se preocupa com o destino do painel:
— Esse espaço sendo fechado, o que vai ser feito dessa pintura? O Palácio Piratini é fechado para o público, então a população já não tem acesso às obras de Locatelli que há lá. Talvez isso aconteça com essa também, ao virar um espaço administrativo.
A Fraport informou que não há definição sobre a utilização futura do prédio, "mas em qualquer situação a obra do Aldo Locatelli será preservada e tratada com o devido respeito". A empresa não concedeu entrevista (respondeu questionamentos por e-mail, via assessoria de imprensa) e justifica que a decisão de transferir todas as operações para o terminal principal visa a "aumentar a segurança operacional e o conforto dos passageiros".
O prédio da década de 1950 é inventariado, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, e a Fraport precisaria de autorização para realizar modificações.