Nesta quinta-feira (30), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre informou que o sistema de GPS nos ônibus deverá estar disponível até setembro. A melhoria deveria estar implementada desde o dia 31 de dezembro de 2018, de acordo com decreto assinado pelo prefeito Nelson Marchezan, mas o prazo foi descumprido.
A EPTC, então, assinou termo de cooperação com a Carris e a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) para que o mecanismo seja liberado aos usuários até o terceiro trimestre deste ano. Mesmo com a assinatura do termo, a EPTC já aplicou penalidades por descumprimento das exigências.
Desde o início do ano, o sistema de localização está em teste em parte da frota. Além do GPS, o pacote de tecnologia estipulado no decreto determina a instalação de reconhecimento facial e câmeras de monitoramento.
Segundo a ATP, a identificação do usuário pela face já está em 99% da frota das empresas privadas. A expectativa da associação é chegar a totalidade ainda neste semestre.
Questionada, a Carris não informou a GaúchaZH o exato andamento do processo de implantação do reconhecimento facial em sua frota. Sobre o monitoramento por câmeras, 58,7% da frota total de ônibus está contemplada, incluindo a Carris.