A 36ª Maratona Internacional de Porto Alegre, que reúne 10 mil atletas neste domingo (2), causa bloqueios e alterações para quem quiser circular de carro ou ônibus pela cidade. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou o esquema de trânsito em reunião na manhã de quarta-feira (29).
O itinerário do evento passa por 17 vias diferentes, que têm bloqueios totais ou parciais. A largadafoi feita na Avenida Diário de Notícias, na Zona Sul, em frente ao Jockey Club, mesmo ponto da chegada — por esse motivo, a via teve bloqueios já na noite de sábado.
Avenidas como Padre Cacique, Edvaldo Pereira Paiva, Loureiro da Silva e João Pessoa também tiveram interrupção de trânsito a partir da madrugada. Além disso, quem acessar a Capital pelo Túnel da Conceição não poderá seguir reto; só poderá pegar a Avenida Osvaldo Aranha à esquerda ou à direita, em direção à Avenida João Pessoa.
Confira todos os desvios que serão feitos
No total, o esquema envolve 166 agentes da EPTC, além de Guarda Municipal, Brigada Militar e Exército. As alterações ocorrerão principalmente nas zonas sul e leste da cidade — para se ter uma ideia, 127 sinaleiras terão modificações.
Quem precisar pegar ônibus no domingo também tem que ficar atento: 113 linhas terão o itinerário alterado.
— É um grande evento na cidade, que interfere na circulação das pessoas e exige um grande planejamento. Há alguns dias a gente vem fazendo vistoria nas vias onde vai passar a maratona, e acomodando outros eventos para não ter nada no dia — explicou Paulo Ramires, gerente de fiscalização de trânsito da EPTC.
A previsão é de que todas as vias sejam desbloqueadas por volta de 13h30min. Algumas ruas, porém, terão liberações parciais à medida em que os atletas passarem. O esquema de trânsito pode sofrer pequenas alterações até o dia do evento.
Itinerário da Maratona Internacional de Porto Alegre
A 36ª Maratona Internacional de Porto Alegre
Neste ano, o evento terá uma mudança no itinerário: o bairro Moinhos de Vento não será incluído no trajeto devido à grande movimentação dos fins de semana.
A 36ª Maratona Internacional de Porto Alegre tem 10 mil inscritos e contará com atletas de todos os Estados brasileiros, além de 11 países: Alemanha, Chile, França, Equador, México, Paraguai, Peru, Portugal, Taiwan, Uruguai e Venezuela.
A distância da maratona é de 42,1 km; a da meia maratona, de 21 km; e a da corrida rústica, de 7,5 km. Haverá ainda a maratoninha, destinada a crianças, com percursos que vão variar de acordo com a idade do participante.
Vencedor da maratona em 1984, Paulo Silva organiza o evento há 26 anos. Ele celebra a chegada de turistas e o incentivo ao esporte:
— Nós trazemos 7 mil pessoas de fora, que vêm de outros Estados e de outros países, para conhecer nossa cidade e consumir nossos produtos. Está todo mundo empenhado em fazer da melhor maneira possível para que as pessoas levem uma boa imagem da nossa cidade.
Principais bloqueios
- Av. Padre Cacique, no sentido centro-bairro, às 6h10min: entre a Rua Fernando Lúcio da Costa até a rótula com a Avenida Diário de Notícias;
- Av. Diário de Notícias: sábado, às 22h, no sentido bairro-centro, e domingo à meia-noite, no sentido centro-bairro, da Av. Padre Cacique até a Avenida Guaíba; a partir das 6h, bloqueio no sentido bairro-centro em toda a extensão;
- Av. Edvaldo Pereira Paiva, nos dois sentidos, em toda a extensão: 5h30min;
- Cruzamento das avenidas Augusto de Carvalho e Loureiro da Silva: 5h30min; causa bloqueio na Avenida Mauá, na esquina com a Bento Martins;
- Av. João Pessoa, no sentido centro-bairro, em toda a extensão (do viaduto da Loureiro até o Shopping João Pessoa): 6h40min;
- Av. da Azenha, no sentido centro-bairro, em toda a extensão (do Shopping João Pessoa até a Rótula do Papa): 7h.