A placa da Avenida Castello Branco, ao lado da rodoviária de Porto Alegre, foi vandalizada pela terceira vez desde que a via voltou a ter o nome atual, em 25 de setembro de 2018. Desta vez, a placa foi atingida por tinta laranja e branca.
Em outubro do ano passado, a mesma sinalização foi alvo de vandalismo duas vezes. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) limpou as placas e as recolocou nas duas ocasiões, e desde então não havia ocorrido novos ataques.
Nas outras oportunidades, a sinalização no outro sentido, na chegada a Porto Alegre, próximo à ponte do Guaíba, também havia sido vandalizada. Desta vez, foi preservada.
A EPTC informou que a placa vai ser removida para analisar o dano causado pelo vandalismo. Será verificado se é possível reparar a placa ou se será necessária a substituição por outra.
Entenda a polêmica
O nome de uma das principais entradas e saídas de Porto Alegre tem sido alvo de discussões e polêmicas há anos. A Avenida, que se chamava Castelo Branco (com um L só), passou a ser nomeada como Avenida da Legalidade e da Democracia após a aprovação e promulgação de um projeto de lei na Câmara de Vereadores, em 2014.
Durante quatro anos, a mudança do nome foi motivo de diversos embates judiciais. Após reviravoltas e recursos, o Tribunal de Justiça bateu o martelo em 2018 e considerou ilegal a lei que trocou o nome da Avenida. Com isso, a via voltou a se chamar Castello Branco (agora, com dois L, conforme a grafia do ex-presidente militar). As placas com o novo nome foram instaladas em setembro.