Dez dias depois de a Avenida da Legalidade e da Democracia voltar a se chamar Avenida Presidente Castello Branco, quem circula por Porto Alegre ainda pode ficar confuso se precisar seguir as placas. Na manhã desta sexta-feira (5), a reportagem de GaúchaZH circulou pela cidade e encontrou três sinalizações que ainda indicam o caminho com o nome antigo.
As placas que apontam o trajeto para a Avenida da Legalidade ficam perto da freeway. Uma delas está na Avenida João Moreira Maciel, outra na Avenida Ernesto Neugebauer e outra entre as avenidas Guilherme Schell e Ernesto Neugebauer, no limite entre Canoas e Porto Alegre.
A EPTC informou que a troca não é responsabilidade da prefeitura, já que as placas em vias de acesso à freeway foram colocadas pela Concepa, antiga administradora da rodovia. Procurado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirmou que a empresa Neovia, que venceu a licitação para administração da freeway, será a responsável pela troca da sinalização. No entanto, segundo o Dnit, a empresa está dando prioridade para os buracos, que são considerados situação mais crítica. Não foi informado um prazo para troca da sinalização.
Nome polêmico
O nome de uma das principais entradas e saídas de Porto Alegre tem sido alvo de discussões e polêmicas nos últimos anos. A avenida se chamava Castello Branco até 2014, quando a Câmara de Vereadores aprovou e promulgou um projeto de lei com a troca do nome para Avenida da Legalidade e da Democracia.
Durante quatro anos, a mudança do nome foi motivo de embates judiciais. Após reviravoltas e recursos, o Tribunal de Justiça bateu o martelo neste ano e considerou ilegal a lei que trocou o nome da avenida, e o nome voltou a ser Castello Branco. No último dia 25, a EPTC fez a troca das placas existentes nas margens da via. Cada uma delas custou cerca de R$ 250.