A prefeitura de Porto Alegre divulgou nesta segunda-feira (8) o parecer dos auditores contratados para analisar os balanços financeiros da Carris nos últimos dois anos. A auditoria LG Santos Auditores e Associados foi contratada em fevereiro pela companhia, que é responsável por 23% do transporte público de Porto Alegre.
As demonstrações financeiras, bem como o parecer favorável dos auditores, mostram redução de 74% no déficit da Carris em dois anos. Os documentos estão disponíveis no site da prefeitura (clique aqui).
Em 2016, o déficit da empresa foi de R$ 74,2 milhões. No ano seguinte, as contas encerraram no vermelho em R$ 43,1 milhões. Em 2018, a Carris fechou o ano mais uma vez no negativo, a R$ 19,2 milhões.
Conforme a direção da companhia, a melhoria nas contas foi possível em razão da redução de custos, controles de gastos, eliminação de desperdícios e de fraudes e reversão da concessão de gratuidades.
A empresa que realizou a análise foi contratada por meio de licitação. No próximo dia 30 de abril, os resultados, que já foram aprovados pelos conselheiros, vão ser apresentados em assembleia geral ordinária para os acionistas.
Consultoria
Paralelo à auditoria contratada pela Carris, a prefeitura anunciou, em junho do ano passado, processo para contratação de consultoria para fazer um diagnóstico e buscar soluções para a situação financeira da Carris. No entanto, o acerto foi suspenso na semana passada.
De acordo com a prefeitura, a revogação do edital foi decidida porque, das oito propostas recebidas, somente um consórcio foi habilitado na primeira fase da licitação, o que "reduziu a competição entre os concorrentes". O governo municipal garantiu que não desistiu da contratação, mas irá reformular o edital para permitir que mais concorrentes estejam habilitados a participar.