A partir de segunda-feira (14), entra em operação a faixa preferencial para ônibus e lotação na Avenida Ipiranga entre as avenidas Elias Cirne Lima e Antônio de Carvalho no sentido Centro-bairro, entre os bairros Jardim do Salso e Jardim Carvalho. A medida foi anunciada em novembro de 2018.
O trânsito preferencial funcionará apenas das 16h às 20h em trecho sinalizado na via por uma linha azul na faixa da direita, rente às paradas de ônibus.
Nessas quatro horas, a circulação de outros veículos só será permitida para acessos e conversões — o que será fiscalizado por agentes e câmeras da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A circulação na faixa ou via de tráfego preferencial é considerada infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,27 e sete pontos na CNH.
Conforme o Programa de Priorização do Transporte Coletivo, estudo que identificou os principais gargalos do trânsito da Capital, o tempo médio para percorrer o trecho de cinco quadras (pouco mais de 900 metros) sem a faixa, nos horários de intenso movimento, é de 12 minutos. A expectativa é que a implementação da faixa reduza esse tempo para três minutos — uma redução de 75%.
Segundo o gerente de Planejamento de Transporte da EPTC, Flávio Tumelero Júnior, a medida deve reduzir em 15% o tempo médio de viagem das seis linhas que passam pelo local, beneficiando cerca de 23 mil usuários.
Já há faixas preferencias nas avenidas Icaraí, Nonoai, Cavalhada, Bento Gonçalves, Brasil e Assis Brasil.