A Avenida Ipiranga vai ganhar uma faixa exclusiva para os ônibus. A partir desta semana, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai começar a delimitar o espaço. A expectativa é que o funcionamento esteja liberado até o fim do ano.
A faixa preferencial terá 900 metros e fica localizada no sentido Centro – bairro, entre a avenidas Elias Cirne Lima e Antônio de Carvalho. A circulação de ônibus será específica nos dias da semana, das 16h às 20h.
Trafegar pela faixa exclusiva no horário determinado é considerado infração gravíssima. O motorista poderá ser multado em R$ 293,27, além de ter 7 pontos na carteira de habilitação e previsão de recolhimento do veículo. Só será permitido trafegar pela faixa específica para acessar estabelecimentos comerciais e residenciais e para ingresso e saída da própria avenida.
Segundo cálculo feito pela EPTC, a redução prevista no tempo do deslocamento no trecho é de 70%. O tempo médio para percorrer os 900 metros, sem a faixa, nos horários de pico é de 12 minutos. A expectativa é que os ônibus percorram em três minutos o mesmo trecho nesses horários.
- A faixa também deve reduzir em 15 % (9 minutos) o tempo médio de viagem de cada linha - explica o gerente de Planejamento de Transporte da EPTC, Flávio Tumelero Júnior.
Diariamente, mais de 23 mil usuários de transporte coletivo usam as seis linhas que circulam na região. Até 3,5 mil veículos passam pela região no maior horário de pico.
A mudança vai implicar em um tempo um pouco maior dos demais veículos que usam o trecho. A avaliação da EPTC é que o tempo gasto para passar pela região, nas outras três faixas disponíveis, vai aumentar em 3 a 4 minutos. A alteração também vai exigir da EPTC monitoramento da rede de semáforos da região, que envolve as avenidas Antônio de Carvalho e Bento Gonçalves.
A medida faz parte do Programa de Priorização do Transporte Coletivo, que identificou os principais gargalos do trânsito da capital. Nesses locais foram desenvolvidos estudos para melhorar a mobilidade.
- Elas (faixas exclusivas) funcionam bem. Deram bom ganho nas linhas de ônibus nas faixas implementadas - avalia o técnico de trânsito e transporte da EPTC Marcelo Hansen.
Outros trechos da Avenida Ipiranga poderão ganhar faixas exclusivas. Porém, as primeiras alterações de 2019 vão envolver o centro de Porto Alegre, que ainda não tem a faixa azul implementada.
A rua da Conceição, na região da Estação Rodoviária, e um trecho da Avenida Independência serão os próximos. A ideia é implementar essas alterações no primeiro trimestre do ano que vem.