A Avenida Ipiranga ainda poderá receber uma faixa exclusiva para ônibus no futuro. Entretanto, a grande quantidade de árvores na calçada que cresceram em direção à via e as variações de largura exigem uma avaliação detalhada de cada trecho.
— Um dos principais problemas é no sentido Centro-bairro, logo nas primeiras quadras. O embarque no Praia de Belas Shopping é um dos mais demorados. Estamos identificando o que gera o atraso — revela a diretora técnica da EPTC, Carla Meinecke.
De acordo com o engenheiro civil e doutor em Transportes pela UFRGS João Fortini Albano, as diferenças de largura não impossibilitariam a implantação da faixa. Para ele, a burocracia para podar ou extrair árvores é o principal obstáculo.
— Eu sei que levariam alguns anos para crescerem novamente, mas precisamos melhorar a vida das pessoas. Parece que árvore, aqui, é mais do que gente. Existe também uma pressão de ciclistas, que querem uma ciclofaixa no canto direito da Ipiranga. Eles argumentam que, no canteiro central, estão perto da faixa rápida da via — comenta o engenheiro, ressaltando que seria necessário podar ou retirar cerca de 15 vegetais.
A EPTC também estuda implantar uma faixa exclusiva para ônibus na Rua José do Patrocínio e nas avenidas Venâncio Aires e Loureiro da Silva.