operação da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura autuou, nesta quarta-feira (5), três estabelecimentos que vendem sucata na avenida Voluntários da Pátria, Centro de Porto Alegre. A ação foi desencadeada após denúncias de compra e venda de fios e cabos roubados.
Um dos estabelecimentos foi autuado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Smde) por não possuir alvará de funcionamento. Os outros dois foram autuados pelos Bombeiros por falta de plano de prevenção contra incêndio (PPCI).
As partes têm 10 dias para a instalação das exigências mínimas que garantam o funcionamento do local sob risco de fechamento do estabelecimento. No caso dos comércios sem PPCI, o prazo é de 30 dias para a adequação.
Essa foi a segunda edição da Operação Fios e Cabos. Conforme a Brigada Militar, no local foram encontrados diversos fios e cabos sem procedência, provavelmente roubados, além de uma significativa quantidade de cobre já triturados. Havia ainda uma máquina que descasca e tritura os fios para a retirada do cobre.
Segundo a Brigada, como há dificuldade de as vítimas reconhecerem o produto já processado, e muitos fios e cabos são furtados em áreas públicas, não foi possível configurar o flagrante para o crime de receptação. Ninguém foi preso e nenhum material foi apreendido.