O secretário de Planejamento e Gestão de Porto Alegre, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, pediu exoneração nesta terça-feira (23). Paulo de Tarso, que completaria seis meses à frente do cargo nesta quarta-feira (24), oficialmente alegou "assuntos pessoais" para deixar a gestão Nelson Marchezan, afirmou a prefeitura em nota.
O economista entregou o cargo em reunião — solicitada por ele — no gabinete do prefeito nesta manhã. A prefeitura ainda não anunciou o nome do sucessor. A secretária adjunta é Maria Leonor Carpes.
GaúchaZH tentou entrevistar o economista, mas ainda não conseguiu contato.
Paulo de Tarso ingressou na gestão Marchezan em abril deste ano, após deixar a presidência da CEEE – onde estava desde o início da gestão Sartori.
Trata-se da 26ª baixa em cargos de liderança do governo Marchezan. Na semana passada, ocorreu o pedido de exoneração do diretor do Escritório de Eventos, Antônio Gornatti.
Confira a nota da prefeitura:
"A Prefeitura Municipal de Porto Alegre confirma o desligamento do secretário de Planejamento e Gestão, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, que alegou assuntos pessoais para solicitar a exoneração. O prefeito Nelson Marchezan Júnior aceitou o pedido, lamentou a saída do secretário, mas entendeu suas razões.
O chefe do Executivo municipal reconhece a competência, a dedicação e o empenho de Pinheiro Machado nas ações da Secretaria e o seu comprometimento com o Governo. Por fim, o prefeito agradece a convivência respeitosa e profissional nesses seis meses e deseja sucesso em seus novos desafios.
Atendendo ao pedido do prefeito, o secretário ficará no cargo até o final do mês, período em que ocorrerá a transição desta que é considerada uma pasta estratégica da Administração.
O futuro titular da Secretaria de Planejamento e Gestão deverá ser definido nos próximos dias."