Um buraco de mais de 70 centímetros de diâmetro no meio da pista complicou o trânsito na BR-116, logo após a ponte do Rio dos Sinos, nesta quinta-feira (27). O problema ocorreu no Km 247, sentido Interior-Capital, em São Leopoldo, no Vale do Sinos.
A faixa da direita foi interditada e os carros transitaram apenas na pista da esquerda, o que chegou a gerar cerca de cinco quilômetros de congestionamento. A liberação da via, que passou por conserto, ocorreu às 15h30min. Antes do bloqueio, pelo menos três carros caíram na cratera. Um deles era uma van que precisou trocar o pneu.
Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalharam no trecho para verificar o que provocou a cratera, que teria surgido nesta madrugada e se expandido. A causa ainda não foi divulgada.
Uma das possibilidades estudadas é a existência de um sistema de canos subterrâneo pluvial, para captação e escoamento de água da chuva, próximo ao local. A assessoria de imprensa do Dnit não confirma .