Em 2013, a Praça Alberto Ramos mudou seu cenário do dia para a noite: deixou de ser ponto de encontro de moradores do bairro Higienópolis para se tornar um canteiro de obras cercado por tapumes. A mudança era para trazer a trincheira da Plínio Brasil Milano — prometida para a Copa do Mundo de 2014 mas que, até hoje, não foi iniciada. Acostumados a usufruir dos banquinhos no local, moradores e comerciantes lembram o gramado bonito e as conversas de fim de tarde na praça. Nos últimos anos, porém, convivem com um espaço fechado, que virou ponto de encontro de usuários e traficantes de drogas e prolifera ratos devido a falta de manutenção.
Em uma postagem no aplicativo Pelas Ruas, a comerciante Elizete Diel lista os motivos que transformaram a praça em um "lixão".
— Era tipo uma (praça da) Encol para a gente: dava para caminhar, passear, pegar um sol. Agora está cheia de lixo, tem fogão e colchão velho jogado lá. Dá medo de entrar ali. É um abandono total das autoridades — conta Elizete.
Na mesma publicação, outros três moradores se indignam com a falta de cuidado. A proliferação de ratos no local é uma das principais preocupações.
"Os ratos tomaram conta da praça e das casas ao redor. Não entendo como a prefeitura não consegue dar jeito nisso. É um descaso com a população que mora e trabalha nos arredores", diz uma moradora.
Procurada, a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre informa que não há previsão para retirada dos tapumes e que a estrutura foi colocada no local pela empresa privada responsável pela obra. A pasta afirma ainda que pediu à empresa que vistorie o local e realize manutenção "caso seja necessário".
O governo municipal pediu também a retirada dos ratos do local e disse que a Vigilância em Saúde monitora o espaço e "está preparada para agir, caso necessário".
Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SmSurb), em 14 de julho foram realizadas roçada, capina e limpeza na praça — a manutenção, por parte da prefeitura, é feita no espaço que está fora dos tapumes.
O Executivo afirmou ainda que trabalha para retomar a obra, mas não indicou prazo para o começo nem conclusão das melhorias. A situação da trincheira se agravou devido a entraves burocráticos — uma disputa judicial atrasou a liberação do terreno ocupado por uma revenda de carros. Em junho, a prefeitura havia informado que as obras devem começar no primeiro semestre de 2019, mas não apontou previsão de término.
Confira imagens dos roedores no local:
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
- Usa iPhones? Clique aqui e baixe
- Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos: iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.