O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul negou um recurso apresentado pela revenda que ocupa um terreno no encontro da Avenida Plínio Brasil Milano com Terceira Perimetral, na zona norte de Porto Alegre. No local, a prefeitura pretende construir um viaduto e uma passagem de nível. A obra estava prevista para a Copa de 2014 — é a única que ainda não começou.
A disputa judicial começou há 12 anos, quando o município entrou com pedido de reintegração de posse. Desde então, a Metta veículos ingressou com diversos recursos para tentar derrubar a reintegração de posse. O Executivo diz que já comprovou no processo que é o proprietário de área. Além disso, a prefeitura acrescenta que a revenda não tem autorização para uso do terreno.
Já a defesa do dono do estabelecimento alega na Justiça que a área da prefeitura já foi devolvida. Acrescenta que o restante do terreno, que segue em disputa, é de sua propriedade, comprovada por documentação. Inclusive, segundo a defesa, a prefeitura já teria consentido ficar com parte da área quando assinou acordo judicial de desocupação em março de 2017, mas desistiu da combinação e passou a exigir todo o terreno.
Projetada para a Copa do Mundo de 2014, a obra do viaduto e da passagem de nível da Avenida Plínio Brasil Milano deveria ter começado em 2013. A empresa vencedora da licitação recebeu ordem de início dos trabalhos em 25 de maio daquele ano.
A previsão contratual previa o término dos trabalhos para 27 de agosto de 2014. Após o prazo previsto de término, a data foi alterada, nas placas de sinalização, para 27 de novembro de 2015. Um dia depois, as placas foram retiradas pela prefeitura.