Motoristas de transportes de passageiros que trabalham com o aplicativo Uber podem agora saber com antecedência qual é a forma de pagamento das corridas e, desta forma, optar por aceitar ou negar. A empresa criou um novo recurso possibilitando que, quando houver chamado, o condutor consiga visualizar antes de aceitar, se a corrida é com dinheiro ou cartão de crédito. Caso ele opte por não aceitar, a empresa garante que o motorista não será bloqueado da plataforma.
O sistema já está em operação. Para utilizar, basta o motorista fazer a atualização do aplicativo.
A empresa informou que "a ferramenta foi desenvolvida após a Uber trabalhar de forma colaborativa com os motoristas parceiros para melhorar a experiência de quem está na rua dirigindo todos os dias". A Uber cita ainda que "tem introduzido constantemente novas funções para incrementar a segurança na plataforma".
O recurso era uma das reivindicações da categoria. Diversos motoristas relataram à reportagem nos últimos meses que preferiam trabalhar somente com cartão de crédito por questões de segurança.
O presidente da Associação da Liga dos Motoristas de Aplicativos (Alma), Joe Moraes, considerou a nova ferramenta como positiva.
- Esperamos que realmente funcione. Certamente é um avanço para a nossa segurança - disse.
O presidente, no entanto, considera que o ideal seria a Uber também permitir ao motorista saber com antecedência o destino do passageiro, como ocorre nos aplicativos Cabify e 99.
No caso do Cabify, além de informar o motorista com antecedência, o app só aceita corridas com cartão de crédito. Já no app da empresa 99, o motorista pode optar se quer trabalhar com cartão de crédito ou com dinheiro.