Depois de realizar uma ação que retirou pertences de moradores de rua do Viaduto Otávio Rocha na quarta-feira (1º), o 9º Batalhão de Polícia Militar disse que pretende estender o trabalho a praças e parques do centro de Porto Alegre. O próximo ponto a ser abordado deve ser a Praça Daltro Filho, em frente à Cinemateca Capitólio, onde, na última terça-feira (31), um homem foi morto a facadas.
Segundo o comandante Rodrigo Mohr Picon,uma reunião entre moradores e BM marcada para a semana que vem deve discutir alternativas para o problema de segurança na praça, que também estaria convivendo com a atuação do tráfico de drogas. As novas ações, no entanto, devem ser diferentes daquela que foi realizada no viaduto, onde a Brigada Militar atuou sem o conhecimento da prefeitura, e sem que os moradores de rua e usuários de drogas recebessem qualquer encaminhamento.
— O viaduto era diferente das praças: estava se tornando uma cracolândia no meio do passeio público. O que a gente fez foi uma solução local para aquele fato que estava gerando um aumento da criminalidade no Centro. Na Daltro Filho, vamos tentar reunir esforços para achar soluções para os moradores de rua e para os usuários que possam ser feitas pelos órgão que trabalham com isso — disse o comandante do 9º BPM.
Na manhã deste sábado (4), a movimentação era tranquila no Viaduto Otávio Rocha. Food trucks e comerciantes instalaram-se sob a estrutura, em uma atividade experimental promovida pela prefeitura, que deve se repetir neste domingo (5). A Brigada Militar mantém um ponto fixo de policiamento no local, com uma viatura estacionada na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Rua Fernando Machado.