À frente do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua, o secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, afirmou que "não vê nenhum problema" em não ter sido avisado pela Brigada Militar sobre a ação para retirada de colchões, barracas e demais objetos de moradores de rua no Viaduto Otávio Rocha, que dispersou, nesta semana, as pessoas que lá se instalavam. Por telefone a GaúchaZH, ele ressaltou que se tratou de uma ação de segurança da polícia, que tem autonomia para isso.
— As ações de segurança da BM são apoiadas pela prefeitura, assim como a BM apoia as ações da prefeitura de Porto Alegre — disse o secretário.
Confira a entrevista:
O senhor sabia previamente que os moradores de rua seriam retirados?
Não, porque a ação estava cercada do sigilo da ação de segurança. E eu não vejo nenhum problema em não ter sido avisado.
A ação não entra em choque com o que é proposto pelo Plano de Superação da Situação de Rua (voltado à reinserção social de pessoas que atualmente vivem nas ruas da Capital)?
Foi uma ação de segurança, e as ações de segurança não entram em conflito com as ações sociais.
Acredita que todas aquelas pessoas que se abrigavam no viaduto colocavam a segurança de quem passa pelo local em risco?
Não acredito que todas elas tinham envolvimento com atividades criminais, mas a BM julgou, muito provavelmente de maneira acertada, que o número suficiente delas sim.
Mas essas pessoas não foram encaminhadas para nenhum local.
Não, mas elas já tinham sido abordadas. Tudo o que no momento a gente pode oferecer para as pessoas que ali estavam já foi oferecido, como os abrigos, os albergues, os centros de convivência dos moradores de rua, todas as ações que a assistência social já faz.
A prefeitura anunciou um evento de food trucks para este final de semana. Existe alguma ligação com a retirada dessas pessoas?
Não sei. Acho que não. Como eu disse, foi uma ação de segurança da BM, cercada de sigilo, sendo que o único órgão da prefeitura acionado foi o DMLU para cumprir com suas atividades próprias.