Pais que esperam a vacinação de seus filhos no Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, em Porto Alegre, reclamam da demora no atendimento na manhã desta segunda (9). Segundo eles, a espera superava três horas — tempo bem maior do que o normal.
A designer de interiores Letícia Borges, 35 anos, foi até a unidade para imunizar seu filho de seis meses de idade com as vacinas Pneumocócica, VIP e Pentavalente - que estava em falta no Estado. Ela diz que chegou no local por volta das 9h15min e retirou a senha 101 — naquele momento, estavam chamando o número 53. Ela só conseguiu ser atendida em torno das 13h.
— A pessoa que está atendendo e recebendo a caderneta é a mesma que está aplicando as vacinas. Deveria ter, no mínimo, mais duas pessoas para ajudar. Está demorando demais — afirmou.
A professora Thais Zanoni, 29 anos, conta que chegou em torno das 11h para vacinar o filho de três meses de idade. Na fila, havia 22 pessoas esperando atendimento na sua frente. A criança está com a vacina Pentavalente atrasada há um mês.
— Nos outros meses, eu esperava 40 minutos. Acho que vou ficar mais umas duas horas esperando. Ninguém faz nada, ninguém dá a mínima para a gente.
A Secretaria Municipal de Saúde diz que há duas pessoas atendendo no balcão de informações e uma pessoa aplicando as vacinas nos pacientes. Segundo a pasta, o tempo médio de espera nesta segunda-feira (9), no turno da manhã, era de 30 a 40 minutos. Em caso de irregularidades, a orientação da secretaria é que cidadãos registrem denúncia pelo telefone 156.