A buraqueira na área central de Porto Alegre aumentou por causa da chuva dos últimos dias. Basta circular um pouco para perceber que ruas e avenidas com grande movimento estão mais danificadas desde a semana passada.
Na Rua Paulo Gama, ao lado da Reitoria da UFRGS, ponto muito movimentado e com grande circulação de ônibus, motoristas acabam mudando de faixa por problemas no asfalto na faixa da direita.
— Esse trecho piorou desde domingo. Está impossível de passar pela faixa da direita. O pior é que a gente só percebe quando está em cima — reclama o motorista Jorge Aguiar Ribeiro.
Situação semelhante está na Avenida Mauá, uma das com maior fluxo na área central. Quem trafega pela faixa da direita, junto ao muro, encontra ao menos oito buracos. Não são poucas as vezes em que motoristas trocam de faixa para fugir da buraqueira. O risco é maior ainda para motociclistas.
— Todo dia é aquele estalo forte das rodas dos carros batendo nos buracos. O pessoal foge para a faixa do meio para sair, mas volta e meia ocorrem acidentes. Tem que arrumar logo — diz Sérgio Vieira, que trabalha em um prédio na avenida Mauá.
Na Avenida Julio de Castilhos, são vários buracos que voltaram a aparecer na faixa da direita, que é bastante usada pelos ônibus. Em alguns pontos, há grande ondulações no asfalto.
Usuários do app Pelas Ruas têm relatado a situação e reclamado da demora para o conserto e da falta de manutenção.
A prefeitura alega que, em virtude da variação de índices da Petrobrás, está com dificuldade de encontrar fornecedores de asfalto. A previsão é de que a situação seja normalizada nos próximos dias e, posteriormente, sejam realizados os trabalhos de manutenção pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim).
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.