Um buraco no cruzamento da Avenida Doutor Carlos Barbosa com a Avenida Niterói, no bairro Medianeira, em Porto Alegre, tem causado transtornos para os motoristas que trafegam pelo local. Pneus e cavaletes quebrados foram colocados por moradores para sinalizar o problema.
O buraco foi registrado pelo empresário Emerson Vieira, por meio do aplicativo Pelas Ruas. O usuário relata que percebeu o problema há uma semana.
— Tu já andas bem devagar com medo de desviar e bater em outro carro. Muitos já vêm em alta velocidade e precisam frear de repente — conta Emerson.
Ao se aproximar do cruzamento, é preciso desviar de um buraco que está sinalizado com cavaletes do Dmae e pneus colocados por moradores. Depois disso, a faixa da esquerda está intransitável: a camada de asfalto foi arrancada pela chuva. Quem mora na região reclama da demora para o conserto.
— Faz quase um mês que está assim. É um perigo. Os veículos andam embalados para subir a Clemente Pinto, mas aí freiam de soco quando percebem os buracos — disse o vigilante Andrei Barbosa.
Não é somente este trecho que apresenta problemas. Basta andar um pouco mais para encontrar diversos outros buracos ao longo da Rua Carlos Barbosa. Além dos veículos normais, a via também é trajeto de muitas linhas de ônibus, como Serraria, Orfanatrofio, Juca Batista, Belém Novo e Paulino Azurenha.
A Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre informou que um protocolo foi aberto na segunda-feira (26), pelo telefone 156. No mesmo dia, segundo a pasta, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou uma vistoria no local e constatou que seria um problema pluvial. Na quarta-feira (28), o protocolo foi transferido para a Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap). A secretaria afirma que o Dmap irá realizar uma nova vistoria no local até domingo (1) para averiguar o que pode ser feito.
Sobre o asfaltamento, a prefeitura diz que vem tendo dificuldades de encontrar fornecedores de asfalto "em virtude da variação de índices da Petrobras". A previsão é de que a situação seja normalizada nos próximos 15 dias. A Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) irá vistoriar e programar a manutenção assim que tiver material, informou a secretaria.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.