Moradores, comerciantes e motoristas esperam há meses que a prefeitura tape os buracos na Rua Santana, entre as Avenidas Princesa Isabel e Vicente da Fontoura, em Porto Alegre. Para evitar acidentes ou danos nos veículos, alguns moradores colocaram sacos de lixo e galhos de árvores para "sinalizar" as crateras na via.
Em alguns pontos, não há mais asfalto e se formaram as chamadas "panelas". Ao lado de uma parada de ônibus, o bueiro está entupido, e o asfalto também danificado. É comum veículos terem pneus furados após entrarem nos buracos da rua, conta o funcionário de um estacionamento, Edivilson Vicente.
— De noite, principalmente, os motoristas não enxergam e caem nos buracos. É sempre aquele barulho forte. Muitas vezes, os carros furam pneus. Faz uns sete meses que está assim — disse.
Problemas semelhantes podem ser informados pelo aplicativo Pelas Ruas, iniciativa dos veículos da RBS para apontar questões da cidade. A reportagem está encaminhando as imagens dos buracos na rua Santana à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana para verificar a previsão de consertos na via.
Confira o que diz a prefeitura:
"Em virtude da variação de índices da Petrobrás, a prefeitura está com dificuldade de encontrar fornecedores de asfalto. A previsão é de que a situação seja normalizada nos próximos 15 dias. Este serviço está na programação da Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU), da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim)."
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.