Buracos na calçada da Avenida José Gertum, no bairro Chácara das Pedras, em Porto Alegre, continuam causando transtornos aos moradores da região. Em dezembro, GaúchaZH relatou o problema. Na época, a prefeitura informou que faria uma vistoria no local. De acordo com um usuário do aplicativo Pelas Ruas, duas casasainda estão com o acesso às garagens bloqueadas devido ao problema.
— Aqui no prédio, só estamos conseguindo usar a garagem porque colocamos umas pedras na entrada — explica o usuário do app Ademir Chiossi.
Moradores afirmam que o problema começou há um ano, quando houve rompimento da rede pluvial. De acordo com eles, a prefeitura já realizou várias visitas ao local e alguns consertos, mas o problema sempre retorna.
— Estou com vontade de vender meu apartamento e ir embora daqui. Não aguento mais viver nessa situação — relata Chiossi.
Além da falta de mobilidade, o morador conta que, atualmente, há um vazamento na calçada, o que causa cheiro desagradável.
Segundo o DMAE, equipes irão desobstruir o poço na calçada da rua na tarde desta terça-feira (6). Após a conclusão do serviço na rede cloacal, a repavimentação das calçadas será agendada. O órgão afirmou ainda que, em 27 de fevereiro, a DMAP reconstruiu a rede de esgoto pluvial no mesmo endereço.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.