Um desafio que incentiva apaixonados por tecnologia a criar ou repensar projetos de mobilidade urbana será realizado em Porto Alegre e mais cinco cidades do Brasil. Com o objetivo de encontrar soluções inovadoras, a primeira edição do Uber Hack, o Hackathon da Mobilidade, estreia na Capital nos dias 24 e 25 de março — vésperas do aniversário de 246 anos da cidade. Conforme a empresa, o desafio busca uma integração entre a tecnologia e a população para oferecer opções de mobilidade mais confiáveis e acessíveis a partir de boas ideias.
Os participantes serão estimulados a analisar dados e tentar resolver problemas com soluções criativas para projetos de mobilidade urbana que podem estar integrados ao aplicativo do Uber. A partir de abril, o desafio será realizado em Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Recife e São Paulo. Cada um dos vencedores locais — que serão definidos por uma banca julgadora formada por especialistas da Uber e membros do poder público da região — vai apresentar sua solução na etapa final do desafio, que acontece em 5 de junho, na capital paulista. No final, a equipe vencedora ganhará uma viagem para o centro de tecnologia do Uber, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, para conhecer de perto a tecnologia dos carros autônomos em desenvolvimento pela empresa.
As inscrições para a etapa de Porto Alegre ficam abertas até segunda-feira (19), pelo site uber.com/uberhack. O regulamento completo do desafio e os prazos de inscrições das demais etapas também estão disponíveis no site.
Veja quando serão as etapas do Uber HACK:
Porto Alegre — 24 e 25 de março
Fortaleza — 7 e 8 de abril
Belo Horizonte — 21 e 22 de abril
Brasília — 5 e 6 de maio
Recife — 19 e 20 de maio
São Paulo — 2 e 3 de junho
Etapa final em São Paulo — 5 de junho