As estátuas em homenagens aos poetas Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade foram vandalizadas na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre. Uma tintura alaranjada foi colocada nos rostos das esculturas, descaracterizando as imagens. Quem passou ou trabalha pela região percebeu a mudança e lamentou a ação.
Jeniffer Costa, de 26 anos, vende artesanato na Praça da Alfândega e disse que tira, diariamente, dezenas de fotos de visitantes que passam pelo local. Segundo ela, no último sábado, as estátuas não estavam com a tintura.
— É comum as pessoas virem até aqui para tirar foto. Sempre me pedem e eu tiro para as pessoas. No sábado não estava assim. Ontem eu não vi, mas hoje, quando eu cheguei, já estavam pintadas — disse.
A Guarda Municipal confirmou que não tinha informações sobre o fato até o final da tarde desta segunda-feira (11). Entretanto, o comandante em exercício da Guarda, Rodrigo Meotti disse que deverá reforçar as ações de prevenção na região.
A Coordenação da Memória Cultural, responsável pelas obras, não sabia do ocorrido. De acordo com o coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Eduardo Hahn, nesta terça-feira (12), vão ser enviados técnicos para verificar os danos causados à obra e as devidas providências serão encaminhadas.