Na próxima segunda-feira (18), uma equipe do Ministério da Saúde virá a Porto Alegre para avaliar a situação do Hospital Beneficência Portuguesa. A visita foi acertada em reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, nesta quinta-feira (14). Uma comitiva gaúcha, liderada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), esteve na capital federal para tratar sobre a crise financeira da instituição.
De acordo com Paulo Roberto Fontes, médico e professor da UFCSPA, a intenção da universidade é transformar a casa de saúde em um hospital-escola ou hospital universitário.
— Acredito que a solução é coletiva. Oferecemo-nos como força de trabalho, há uns 10 dias, e estamos estudando a viabilidade de expandir os serviços da UFCSPA ao Beneficência — detalha Fontes, que concedeu entrevista ao Gaúcha Atualidade nesta quinta-feira.
A proposta conta com o apoio e a articulação de deputados federais da bancada gaúcha, e quem deve vir ao Estado na próxima semana é o secretário de Atenção à Saúde vinculado ao governo federal, Francisco Figueiredo.
Para o médico Paulo Roberto Fontes, o Beneficência tem condições de voltar a receber pacientes em um curto espaço de tempo.
— Seria questão de semanas para procedimentos simples. Já os mais complexos, demorariam um pouco mais — acredita.
Enquanto isso, a Assembleia Legislativa criou a Frente Parlamentar em Defesa do Beneficência Portuguesa, com a intenção de mediar as negociações para que a instituição possa voltar a atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).