O comando do Hospital Beneficência Portuguesa, de Porto Alegre, passou para o presidente do Conselho da mantenedora, Augusto Veit. A troca foi confirmada nesta sexta-feira (1°) por José Antônio Pereira de Souza, que renunciou ao cargo de diretor-presidente da instituição. Ele estava à frente da casa de saúde desde 2011, no terceiro mandato.
Nesta sexta-feira, o hospital — que enfrenta uma grave crise financeira — contava com apenas quatro pacientes em seus 187 leitos: três por convênio e um pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na quarta-feira (29), a prefeitura de Porto Alegre oficializou o rompimento da contratualização do SUS com o Beneficência Portuguesa.
Desde o mês de agosto, GaúchaZH acompanha o caso. Em setembro, Souza afirmou que aguardava a liberação de um financiamento de R$ 14 milhões para quitar os salários e injetar dinheiro em caixa. Na ocasião, o empréstimo estava em análise por instituições bancárias. Com a crise financeira, os funcionários da casa de saúde estão sem receber salários há mais de seis meses.