Começar a correr requer paciência e disciplina. O ideal é iniciar aos poucos, preparando o corpo e respeitando os limites. Conforme o professor de educação física da Universidade Feevale Rafael Machado de Souza, a adaptação, iniciando com caminhadas, leva oito treinos. Mas, antes de tudo, cabe um alerta.
— A melhor orientação é que a pessoa inicie sempre procurando um médico para ver se está tudo bem, fazer um teste de esforço com um cardiologista e ver se não há alguma contraindicação — indica Souza.
Sete dicas
— Use um tênis adequado, com amortecimento.
— Em dias frios, escolha roupas leves mas que cubram o corpo.
— Aos que nunca correram, é bom iniciar com uma caminhada de 20 a 30 minutos. Faça esse treino por oito dias e então comece a intercalar com pequenas corridas.
— Quanto mais rígido é o solo, maior é o impacto. A orientação para quem está recém começando é optar por lugares de menor impacto, onde tenha grama, terra ou areia.
— Correr em parques é melhor para a saúde, respira-se ar mais puro. Ao correr no trânsito, por exemplo, a pessoa acaba inalando o gás carbônico liberado pelos veículos.
— A hidratação é muito importante: beba cerca de 35 ml por kg ao dia.
— Respeite os seus limites e controle sua respiração: se o ar está faltando, é sinal de que o ritmo precisa ser diminuído.
- Fonte: Rafael Machado de Souza, professor de educação física da Universidade Feevale