Na última semana de janeiro de 2016, Porto Alegre voltará a receber o Fórum Social Mundial (FSM). Será um evento comemorativo aos 15 anos do FSM, já que o fórum regular acontecerá em agosto, no Canadá. O objetivo é fazer uma retrospectiva do FSM, e para isso deverão vir à capital gaúcha ícones da sua fundação, como o professor Emir Sader, o sociólogo Boaventura de Souza, que já confirmou presença, e o arquiteto e ativista Chico Whitaker.
- O evento deve ser um balanço dos 15 anos, preparatório ao do Canadá. Já têm ocorrido reuniões do comitê organizador em Porto Alegre - afirmou o secretário-adjunto de Governança Local, Carlos Siegle de Souza.
Siegle disse que o fórum é uma das duas marcas da Capital, ao lado do Orçamento Paticipativo. Ambas dão uma cara à cidade, pela qual costuma ser reconhecida no mundo todo, apontou.
Batizada de Fórum Social Porto Alegre 15 anos, a edição da capital gaúcha foi confirmada em 29 de março deste ano pelo Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, em Túnis (Tunísia), durante o FSM 2015. O evento durará uma semana.