Com a divulgação dos primeiros números - 225 mil exemplares comercializados até o último domingo, de acordo com a Câmara Rio-Grandense do Livro -, a reportagem do Caderno da Feira tomou fôlego na tarde quente de ontem para descobrir os títulos mais vendidos na Praça da Alfândega.
Cinquenta Tons de Cinza, de E.L. James, e Uma História do Mundo, de David Coimbra, despontaram como os mais vendidos em 12 dias de evento.
Foram consultadas as 106 bancas da Área Geral para a elaboração de rankings de literatura nacional e estrangeira. A equipe percorreu os três principais setores: Rua da Praia, Sete de Setembro e a alameda que passa em frente ao Margs e ao Memorial do Rio Grande do Sul. Os livreiros foram solicitados a informar, para a compilação, três livros nacionais e três internacionais - muitos não mantêm registros com números exatos e destacaram suas impressões do dia a dia dos estandes. O levantamento de Zero Hora priorizou os títulos mencionados, e não quantidades.
Fenômeno do mercado editorial em todo o mundo, a trilogia erótica da autora inglesa, composta ainda por Cinquenta Tons Mais Escuros e Cinquenta Tons de Liberdade, ocupa os três primeiros lugares. O último volume acaba de ser lançado no Brasil pela Intrínseca, com a incrível tiragem de 600 mil cópias.
- Hoje (ontem) chegaram 200 exemplares do terceiro. A gente põe em cima do balcão e vende tudo - conta Helena Demoliner, gerente da Colossal, livraria especializada em usados que abriu uma exceção para o maior best-seller dos últimos tempos, em lugar de destaque por toda a Feira.
A relação segue com À Primeira Vista (Arqueiro), do também onipresente Nicholas Sparks - de acordo com um vendedor, o típico fã do romancista americano compra tudo que o ídolo escreve, não importa o enredo.
Na relação nacional, David Coimbra, editor e colunista de ZH, garantiu a primeira colocação com seu mais recente trabalho. Em Uma História do Mundo (L&PM Editores), o jornalista apresenta sua visão pessoal, temperada de humor, de passagens importantes da história humana. Atendente da Livraria do Maneco, Maquiam Silveira estava surpreso com tantas solicitações:
- No final de semana, a gente não dava conta.
Logo na sequência, Um Lugar na Janela, reunião de crônicas de viagem de Martha Medeiros - com sessão de autógrafos prevista para sábado -, vem com a medalha de prata. David e Martha se alternavam constantemente nas menções dos livreiros como bons de venda. Diogo Mainardi, no tocante relato sobre a convivência com o filho deficiente de A Queda (Record), é o terceiro.
Os títulos mais vendidos nas 106 bancas da Área Geral:
Literatura nacional
1. Uma História do Mundo, de David Coimbra
2. Um Lugar na Janela, de Martha Medeiros
3. A Queda, de Diogo Mainardi
4. Diálogos Impossíveis, de Luis Fernando Verissimo
5. Empatados:
Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado
O Tigre na Sombra, de Lya Luft
Ai Meu Deus, Ai Meu Jesus - Crônicas de Amor e Sexo, de Fabrício Carpinejar
Feliz por Nada, de Martha Medeiros
Crianças Cristal, de Ingrid Cañete
Literatura estrangeira
1. Cinquenta Tons de Cinza, de E.L. James
2. Cinquenta Tons Mais Escuros, de E.L. James
3. Cinquenta Tons de Liberdade, de E.L. James
4. À Primeira Vista, de Nicholas Sparks
5. Diário de um Banana (diversos volumes), de Jeff Kinney