O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta terça-feira (9) com o presidente da Bolívia, Luis Arce. O encontro ocorreu em Santa Cruz de La Sierra, na região central do país andino, 12 dias após uma tentativa fracassada de golpe de Estado. As informações são do g1.
Lula viajou para a Bolívia na noite de segunda (8), após participar da cúpula do Mercosul em Assunção, capital do Paraguai, em que Arce também esteve presente para formalizar a adesão do país ao bloco fundado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
— Muito bem recebido pelo presidente da Bolívia para uma série de agendas comerciais e diplomáticas entre Brasil e Bolívia — publicou Lula em uma rede social.
Além da reunião com Arce, Lula deve participar de uma cerimônia de assinatura de atos, uma declaração à imprensa, um encontro com movimentos sociais e participação em um fórum empresarial.
Lula viajou à Bolívia disposto a discutir investimentos da Petrobras no país e formas de baratear a importação de gás natural para empresas brasileiras. A segurança na área de fronteira é outro tema de interesse do governo brasileiro.
A viagem de Lula estava prevista antes de militares tentarem derrubar o governo de Luis Arce, no dia 26 de junho.
Após o episódio, Lula decidiu manter a viagem a fim de demonstrar apoio ao boliviano, um dos presidentes filiados a partidos de esquerda na América do Sul.
A tentativa de golpe foi liderada pelo ex-comandante do exército boliviano, general Juan José Zúñiga, que mobilizou tropas e tanques na capital, La Paz, e chegou a invadir o palácio presidencial.