O presidente da Associação dos Profissionais do Marketing Político, Emerson Saraiva, recomendou, nesta quinta-feira (25), que o eleitor sempre considere que conteúdos polêmicos podem ser montagens ou armações. O alerta do marqueteiro político considera a ampliação das possibilidades de produção de fake news com uso de inteligência artificial.
— O primeiro alerta é para os candidatos e para as pessoas envolvidas nas campanhas: aprendam, dominem a ferramenta (de inteligência artificial), saibam como essas ferramentas funcionam. E o segundo alerta é para o eleitor: que ele parta do pressuposto, na campanha eleitoral deste ano, de que tudo pode ser uma montagem, tudo pode ser uma armação, tudo, principalmente conteúdos mais polêmicos, conteúdos mais negativos, conteúdos que de alguma maneira atacam a honra de alguém ou que fazem uma denúncia a alguém — disse Saraiva.
O consultor também alertou para o fato de que os conteúdos políticos falsos geram desinformação entre eleitores de todas as classes econômicas:
— A gente tem às vezes montagens que são extremamente toscas, mal feitas, informações que não fazem nenhum sentido e as pessoas acreditam. E o mais interessante é que a gente não pode colocar isso, por exemplo, na conta de que as pessoas não têm um bom nível de educação, educacional, cultural, social porque a gente vê pessoas de altíssimo nível (acreditando).
— Eu acredito que o eleitor, de uma maneira geral, precisa se colocar numa situação de humildade, de que ele não vai conseguir entender (o que é fake news e o que não é). Nós que somos profissionais hoje estamos muito assustados com o nível dessas inteligências artificiais — acrescentou Saraiva.