O ex-procurador da República e ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) foi homenageado nesta terça-feira (15) pela Câmara de Porto Alegre. Em sessão solene, Deltan recebeu a comenda Porto do Sol, maior distinção entregue pelo Legislativo, por sugestão do vereador Ramiro Rosário (PSDB).
Cassado em maio pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Deltan afirmou, depois da cerimônia, que não tem esperanças de recuperar o mandato. Ele entrou com recurso para tentar reverter a decisão do TSE no Supremo Tribunal Federal (STF), que teve o andamento negado, mas segue tramitando.
— Nós apresentamos o recurso ao Supremo Tribunal Federal, mas tenho esperança zero de retomar o mandato a partir de um julgamento do STF na configuração que temos hoje, ainda mais debaixo do um governo Lula que busca vingança contra todos aqueles que trabalharam na Lava-Jato — declarou o ex-procurador, em entrevista coletiva.
Em seu discurso após receber a honraria, Deltan recordou do trabalho da Lava-Jato e distribuiu críticas ao governo Lula e ao Supremo, que tem revertido parte das condenações referentes à operação.
Questionado sobre o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro, alvo de investigação em um suposto esquema de venda de joias recebidas durante seu mandato, Deltan disse que "toda pessoa que eventualmente pratique uma falta deve ser investigada".
Perguntado se acredita na inocência do ex-presidente, ele tergiversou e voltou a criticar Lula:
— Eu não tenho essa avaliação, não estou atuando nos processos (de Bolsonaro). Diferente dos processos em que atuei, relacionados Lula, que tenho absoluta convicção de que é uma possa culpada e foi condenada em três instâncias, apesar de ter tido seus casos anulados pelo STF.
Em contraste com o prestígio recebido pelo então procurador quando integrava a força-tarefa da Lava-Jato, a homenagem a Deltan teve presença ínfima de público e de autoridades relevantes. Além de vereadores, participaram do ato o vice-prefeito Ricardo Gomes (PL) e o deputado estadual Felipe Camozzato (Novo). Ambos chegaram com a cerimônia já em andamento.