O Ministério das Relações Exteriores antecipou para 10 de abril a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. Inicialmente, a missão diplomática estava prevista para ocorrer no final da semana passada, mas precisou ser adiada depois de Lula ter sido diagnosticado com uma pneumonia. Em razão disso, o presidente da República permaneceu em repouso no Palácio da Alvorada ao longo dos últimos dias.
Na sexta-feira (31), o Palácio do Planalto chegou a divulgar que a viagem seria entre os dias 11 e 15 de abril. Em seguida, a agenda foi atualizada pelo Itamaraty, com previsão de partida para o dia 10 e o retorno, dia 14.
A viagem à China deve começar por Xangai, onde Lula deve participar da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como banco dos Brics.
Em seguida, o presidente embarca para Pequim para reunir-se com o presidente chinês, Xi Jinping. A expectativa é de que pelo menos 20 acordos de cooperação sejam assinados entre os países na visita de Estado.
Esta será a terceira viagem de Lula à China como presidente do Brasil, após visitas em 2004 e 2009. Neste mandato, o chefe do Executivo nacional também já foi à Argentina, ao Uruguai e aos Estados Unidos.
Ainda em abril, Lula deverá ir a Portugal. Em maio, o presidente participa como convidado especial da Cúpula do G7, no Japão.