O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um quadro leve de pneumonia. Lula foi submetido a exames no Hospital Sírio-Libanês na noite de quinta-feira e nesta sexta está no Palácio da Alvorada, em Brasília. A informação foi divulgada pelo ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, e replicada no perfil oficial do presidente no Twitter.
Com isso, foi adiada a partida de Lula rumo à China. Segundo a equipe do presidente, ele embarcaria no sábado (25), mas agora partirá no domingo.
O médico do presidente, o cardiologista Roberto Kalil Filho, afirmou que o chefe do Executivo não precisará passar por novos exames nesta sexta-feira. Inicialmente, foi informado que o presidente passaria por uma reavaliação médica nesta tarde para definir se seria necessário mudar a data da viagem à China, já prorrogada em um dia. Segundo ele, Lula tem um quadro bom e deve mesmo viajar no domingo.
O médico se encontrou com o presidente no Palácio do Alvorada. Ele saiu no final da manhã da residência do chefe do Executivo e partiu para São Paulo.
Lula irá à Ásia a convite do presidente chinês, Xi Jinping. Estarão em pauta a consolidação de acordos comerciais bilaterais envolvendo temas como agronegócio e tecnologia, mas também devem ser discutidas cooperações no campo das mudanças climáticas e até na promoção da paz internacional, debatendo soluções para a guerra na Ucrânia.