O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega com aprovação de 38% e reprovação de 29% ao final dos três primeiros meses de seu terceiro mandato. Outros 30% consideram regular e 3% não souberam responder. Os dados fazem parte da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º).
O estudo entrevistou 2.028 eleitores entre quarta-feira (29) e quinta-feira (30) em 126 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Conforme a Folha de S. Paulo, os números de Lula são levemente superiores aos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no mesmo período de sua gestão. Bolsonaro chegou ao final dos seus primeiros três meses com aprovação de 32%, que consideravam seu governo àquela altura ótimo ou bom. Por outro lado, o ex-presidente era reprovado por 30%, que o avaliavam como ruim ou péssimo. Outros 33% consideravam o governo de Bolsonaro regular, enquanto atualmente 30% avaliam a gestão de Lula da mesma forma.
Nos seus primeiros mandatos, contudo, Lula gozava de aprovação superior à atual. Nos primeiros três meses de sua gestão em 2003, o petista era aprovado por 43% e reprovado por apenas 10%. Em 2007, no mesmo recorte de avaliação, os números eram de 48% de aprovação e 14% de reprovação.
Na pesquisa atual, um dado pode preocupar Lula. Os 29% de reprovação se igualam ao pior momento de todos os seus oito primeiros anos no governo, registrado em dezembro de 2005, após a revelação do escândalo do mensalão.
Em comparação à avaliação dos primeiros 90 dias de outros presidentes, a aprovação do atual presidente é semelhante ao que Fernando Henrique Cardoso tinha em 1995 (39%), e um pouco superior a Fernando Collor em 1990 (36%) e Itamar Franco em 1992 (34%). Lula, ainda, fica abaixo da aprovação de Dilma Rousseff em 2011, que tinha 47%.
Avaliação em três meses
O Datafolha também perguntou aos entrevistados se Lula havia feito mais ou menos pelo país do que o esperado nestes três primeiros meses. O percentual de respostas foi este:
- 18% dizem que fez mais do que esperava
- 25% dizem que fez o que esperava que fizesse
- 51% dizem que fez menos do que esperava
- 2% deram outras respostas
- 4% não souberam responder
Expectativas futuras
O Datafolha questionou os entrevistados sobre o que eles esperam para o governo no futuro. Os resultados foram os seguintes:
- 50% acreditam que o governo Lula será ótimo ou bom
- 27% acreditam que será regular
- 21% acreditam que será ruim ou péssimo
- 1% não soube responder