O terceiro mandato presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva completa cem dias nesta segunda-feira (10). Às 10h, o presidente realiza uma reunião ministerial no Palácio do Planalto para marcar a data.
No encontro, devem ser apresentados balanços das ações de cada pasta nesse período. Também é possível que sejam anunciadas novas medidas do governo federal.
Os primeiros cem dias deste novo mandato foram marcados por atos golpistas, relançamento de programas e apresentação de propostas da área econômica. Logo no primeiro fim de semana após a posse, Lula precisou lidar com as invasões dos prédios da Praça dos Três Poderes em Brasília, que ocorreram em 8 de janeiro.
No plano econômico, o principal esforço do governo federal nestes primeiros cem dias foi elaborar e apresentar a proposta de nova regra fiscal, que deverá ser enviada ao Congresso nos próximos dias.
Ainda neste período inicial, o governo federal também promoveu a volta de alguns programas sociais que marcaram as gestões anteriores do petista, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.
A nova política externa nacional também deve ter destaque na reunião desta segunda-feira. Nestes primeiros meses de governo, Lula já fez viagens a Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Nesta terça-feira (11), o presidente embarca em missão oficial para a China.