O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse no final da manhã desta sexta-feira (30), que os bancos estatais serão presididos por duas funcionárias de carreira. No caso do Banco do Brasil (BB), desde sua fundação, em 12 de outubro de 1808, nunca houve a presidência realizada por uma mulher. Os anúncios ocorreram após reunião com o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva.
No BB, Tarciana Medeiros, que tem 22 anos de trabalho junto à instituição financeira. Para a Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, que é funcionária da instituição há 33 anos, vai assumir o cargo, sendo a quarta mulher à frente do banco. Após denúncias de assédio moral e sexual contra o ex-presidente Pedro Guimarães, Daniella Marques preside a Caixa desde junho.
— Tenho a honra de apresentar as novas presidentas das Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Pela primeira vez em nossa história, vamos ter uma mulher na presidência. Obviamente elas conversaram muito com o presidente, conversaram comigo, e estão alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem dos desafios do sistema de crédito no Brasil, e estão bastante animadas — disse Haddad.
Formada em administração de empresas, Tarciana atua como executiva na Diretoria de Clientes da instituição financeira.
Já Rita é a atual representante dos empregados para o Conselho de Administração do banco. Ao lado de Haddad, a funcionária se disse honrada pela escolha após reunião no hotel onde Lula está hospedado:
— O presidente Lula mais uma vez resgata o valor do que é para todos, público, valorizando a Caixa e provando seu compromisso com as mulheres e trabalhadores.