O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), confirmou que irá se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, para discutir "o papel de cada Poder em uma crise que se apresenta". O encontro está previsto para ocorrer nesta quarta-feira (18), no STF, às 13h.
Na tarde desta terça (17), Pacheco voltou a defender que o diálogo entre os chefes de poderes e instituições é fundamental para a democracia e para que haja "um minuto de paz no Brasil". Segundo o senador, Congresso, Supremo e Presidência da República têm parcelas de contribuição a desempenhar para a pacificação da sociedade brasileira. Para Pacheco, o esgarçamento das instituições é prejudicial para a retomada econômica do país.
— O diálogo com os poderes sempre foi muito bom de minha parte e com o ministro Fux, inclusive. Temos um contato sempre muito frequente — completou.
Sobre os pedidos de impeachment — anunciados no sábado (14) pelo presidente Jair Bolsonaro contra os ministros da Suprema Corte Luís Barroso e Alexandre de Moraes, mas ainda não protocolados —, Pacheco disse que a Casa irá aguardar a apresentação para se pronunciar. Segundo o presidente do Senado, já há pedidos similares protocolados no Senado, entretanto, a presidência da Casa entendeu que não há ambiente político ou justa causa para encaminhamento.
— Vamos aguardar os desdobramentos. Naturalmente que toda a iniciativa do presidente da República deve ser considerada, mas é melhor aguardar que os acontecimentos surjam para que haja o posicionamento formal — afirmou. — Considero que a livre manifestação do pensamento e o direito de petição pertence a todos os brasileiros e a todas as instituições — completou.