Depois de passar pela Serra Gaúcha nesta sexta-feira (9), onde cumpriu agenda nos municípios de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, o presidente Jair Bolsonaro fará uma visita a Porto Alegre neste sábado (10). O roteiro do chefe do Executivo federal na Capital gaúcha prevê passeio de moto, almoço com empresários e encontro com o prefeito Sebastião Melo.
Nesta sexta-feira, em Caxias do Sul, Bolsonaro participou da abertura oficial da 1ª Feira Brasileira do Grafeno, sediada na UCS, onde também conheceu a UCSGraphene, maior planta de produção de grafeno da América Latina. No local, o presidente percorreu estandes, conheceu produtos que levam a matéria-prima em sua composição e chegou a vestir um capacete de grafeno.
Conforme a colunista Kelly Matos adiantou, o presidente estará à noite em uma vinícola tradicional do Rio Grande do Sul: a Cave Miolo, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. No local, haverá um jantar com empresários e representantes do setor vitivinícola. Como tem compromissos no sábado em Porto Alegre, Bolsonaro passará a noite no Estado. O presidente dormirá em um alojamento militar, por questões de segurança.
No sábado (10), o chefe do Executivo federal deve chegar a Porto Alegre por volta das 10h, de helicóptero, vindo da Serra. Veja os detalhes da visita do presidente à Capital:
Motociata
Na agenda presidencial está prevista a realização de uma motociata — como vêm sendo chamados os giros de motocicleta liderados pelo presidente no país. A concentração deverá ter início às 7h. O ponto de partida será a sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Avenida Assis Brasil, com saída prevista para as 10h e duração de cerca de duas horas.
O percurso deverá passar pela BR-290, em Gravataí, e depois seguir pelas BRs 116, 386 e 448, para então retornar à Capital pelas avenidas Castelo Branco, Mauá e Padre Cacique. O término do passeio — organizado pelo grupo Motociclistas RS, com o apoio de entidades como a Associação da Classe Média (Aclame) — deverá ocorrer na Avenida Diário de Notícias, junto ao Guaíba.
Da água, apoiadores em jet skis e lanchas planejam saudar Bolsonaro, que poderá ser convidado a dar um passeio no lago. Durante a visita, o presidente será acompanhado por uma comitiva oficial, que terá a presença, entre outros nomes, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Almoço com empresários e encontro com Melo
Na sequência, conforme o deputado estadual Luciano Zucco (PSL), que acompanhará a comitiva, Bolsonaro participará de um almoço na Casa NTX, próximo ao aeroporto Salgado Filho. A refeição será preparada pela churrascaria gaúcha NB Steak e servida para um grupo entre 60 e 70 empresários.
Há expectativa que ministros de Estado acompanhem o chefe do Executivo no encontro, entre eles: o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Pontes.
No mesmo local do almoço, por volta das 11h40min, Bolsonaro terá um encontro com o prefeito Sebastião Melo. Na reunião, que deve durar cerca de 15 minutos, Melo pedirá ao presidente que zere os impostos que incidem sobre o transporte público. Conforme adiantou o repórter Gabriel Jacobsen, Melo também deve entregar a Bolsonaro um ofício pedindo para que a União doe a Usina do Gasômetro integralmente a Porto Alegre — o local ainda é propriedade da Eletrobras, que está perto de ser privatizada.
A volta de Bolsonaro a Brasília está marcada para as 14h, mas a agenda ainda pode sofrer alterações.