A vinda do presidente Jair Bolsonaro ao Estado movimenta a Serra Gaúcha nesta sexta-feira (9). Conforme a coluna informou, o presidente estará à noite em uma vinícola tradicional do Rio Grande do Sul: a Cave Miolo, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. No local, haverá um jantar com empresários e representantes do setor vitivinícola.
Antes, cumprirá agenda na Universidade de Caxias do Sul, em Caxias. Ele prestigiará a 1ª Feira Brasileira do Grafeno, a partir das 14h.
Por conta dos compromissos no sábado em Porto Alegre, o presidente passará a noite no Estado. O hotel Spa do Vinho, onde estão hospedados integrantes da equipe presidencial, chegou a ser lembrado (e quartos foram pré-reservados), mas a equipe de segurança do Palácio do Planalto declinou da opção. O motivo: questões de segurança.
Conforme a coluna apurou, o presidente dormirá em um alojamento militar. A avaliação é que neste ambiente o presidente estará mais bem protegido, já que o hotel possui a circulação de mais pessoas.
Ainda assim, caso o presidente decida mudar de ideia, há uma estrutura preparada para abrigá-lo no Spa do Vinho, em Bento.
À coluna, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, ressaltou a importância da visita de Bolsonaro à região:
— É uma honra receber o presidente. Sei que é um momento de extremos na política, mas é sempre uma grande honra ter o município lembrado pelo presidente da República. Queremos mostrar um pouco do potencial de nossa região e o salto de qualidade de vida, investimentos e sustentabilidade que tivemos nos últimos 20 anos. Nada mais justo que mostrar um pouco das vinícolas — afirmou.