Nem só de grafeno é feita a inovação de Caxias do Sul, e o presidente Jair Bolsonaro poderá conferir também, em sua visita à cidade marcada para esta sexta-feira (9), uma amostra dos investimentos em mobilidade elétrica feitos por empresas sediadas aqui. Se em outras visitas presidenciais, comuns em edições históricas da Festa da Uva, os produtos expostos demonstravam a pujança da economia local, desta vez serão os veículos que irão até o presidente. Caminhão, carreta e ônibus elétricos vão ser levados a um estacionamento vizinho a UCSGraphene, planta de produção de grafeno da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
A expectativa é que Bolsonaro possa inclusive dirigir um dos protótipos. É o caso do caminhão elétrico da Fábrica Nacional de Mobilidades (FNM), que está em fase de homologação obrigatória para o Denatran, no campo de provas do Centro Tecnológico Randon (CTR). A companhia tem a seu favor que o presidente dirigia caminhões FNM quando estava no Exército. Agora, na versão elétrica, os caminhões serão produzidos em parceria com a Agrale.
As Empresas Randon devem apresentar ao presidente o primeiro módulo de tração auxiliar com motor elétrico para carretas. O projeto da carreta elétrica, como ficou conhecido, foi lançado em 2019 na Fenatran, mas tem previsão de iniciar a comercialização entre o final deste ano e início do ano que vem.
O ônibus rodoviário 100% elétrico fabricado pela Marcopolo também está na lista das apresentações. No final do ano passado, um deste modelo começou a ser usado para fretamento de trabalhadores da Gerdau.
Além dos veículos elétricos de grande porte, também deverão ser expostos modelos que são comercializados para o programa do governo federal Caminho da Escola, cuja licitação foi encaminhada há poucos dias. Estarão estacionados na pequena feira automotiva montada para o presidente um micro-ônibus Volare, da Marcopolo em parceria com a Agrale, além de um Agrale Marruá escolar, e outro modelo Marruá blindado para uso do Exército.