O Spa do Vinho, empreendimento de enoturismo no Vale dos Vinhedos, foi consultado sobre reservas para a visita que o presidente Jair Bolsonaro fará, no final da próxima semana (9 de julho), ao Estado em função da estrutura de segurança do hotel já ter sido testada, fator indispensável na acolhida a chefes de Estado.
Apesar da principal agenda na Serra ser em Caxias do Sul, na UCSGraphene, planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno dentro da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a hospedagem da comitiva presidencial deverá ser em Bento Gonçalves, onde Bolsonaro e equipe já ficaram, em dezembro de 2019, durante a Cúpula do Mercosul.
A agenda do presidente em Caxias está prevista para ser a partir das 15h de sexta-feira (9). Na mesma noite, um encontro com o setor vitivinícola foi mencionado para ocorrer em Bento Gonçalves, porque no sábado ele se deslocaria a Porto Alegre para o restante da programação no Estado.
Para a diretora de Enoturismo da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Deborah Villas-Bôas Dadalt, uma passagem da presidência pelo Vale dos Vinhedos, mesmo que por uma noite, representa a importância deste setor na retomada de toda cadeia econômica no Rio Grande do Sul.
A coluna entrou em contato com vinícolas e representantes do setor na região e eles também não têm mais detalhes sobre esta agenda, pois nenhum convite oficial havia sido enviado até a sexta-feira, dia 2. De qualquer forma, já estão organizando as principais pautas que levarão ao presidente caso sejam recebidos. Segundo a presidente da Aprovale, a questão da supertributação sobre vinhos, assim como o projeto da Zona Franca da Uva e do Vinho são algumas das prioridades da região.