O Sistema Fecomércio-RS e o Sindilojas Regional Bento anunciaram que Bento Gonçalves contará com uma nova escola do Senac a partir de 2022. A estrutura, que está em construção desde janeiro deste ano, fica na Travessa Silva Paes, 415, no bairro Cidade Alta. Atualmente, o Senac fica localizado na Rua Saldanha Marinho, no Centro. A nova sede vai ampliar a oferta de cursos na área de gastronomia e a principal novidade será a Sala de Sommelier para cursos relacionados à bebidas na terra do vinho, e a chamada Cozinha Show.
A atual estrutura tem dois mil metros quadrados e o novo prédio terá praticamente o mesmo tamanho, mas com a diferença de que é projetado desde a origem para uma escola, diferentemente do prédio da Saldanha Marinho que foi adaptado, segundo explica Rosângela Jardim, diretora do Senac de Bento Gonçalves.
O novo projeto, assinado pelas arquitetas Renata e Roberta Tosi, terá 13 espaços para aulas, sendo três salas multiuso, duas salas de idiomas, um laboratório de informática, três laboratórios de beleza, quatro laboratórios de gastronomia, além das áreas administrativas e de atendimento, espaços de convivência e estacionamento.
O diretor regional de Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa, destaca a importância do projeto para a cidade:
— A nova escola é mais uma importante entrega para a comunidade que poderá contar com uma estrutura mais moderna e com novos cursos alinhados às demandas mais recentes do mercado de trabalho — aponta.
O presidente do Sindilojas Regional de Bento, Daniel Amadio, chama a atenção para a capacidade de atender um número maior de alunos:
— Isso tem um impacto muito positivo pois precisamos de mão de obra qualificada, especialmente no setor do turismo, que é crescente na região.
Atualmente o Senac Bento Gonçalves capacita nas áreas de Beleza, Comunicação, Gastronomia, Gestão e Negócios, Idiomas, Informática e Saúde, por meio de cursos presenciais e à distância. Na nova escola, um dos focos será a oferta de capacitações relacionadas à Cozinha Artesanal com a previsão de qualificações inéditas como: Fermentação natural para preparo de pães, Classificação e degustação café, Sommelier: cervejas, Harmonização gastronômica com cachaças, Gastronomia para pessoas com restrições alimentares e Técnicas de preparo da charcutaria artesanal, entre outras.
Nova construção e sustentabilidade
A estrutura da nova escola Senac foi construída pensando na sustentabilidade. O prédio contará com cisternas para armazenar água da chuva, placas fotovoltaicas, iluminação interna e externa em LED; carregador rápido para carro elétrico em uma vaga de estacionamento no subsolo; brises nas fachadas e cortinas nas esquadrias para controle solar, evitando o desperdício de energia elétrica com ares condicionados, e bicicletário para incentivar o transporte alternativo e sustentável.
A nova escola terá capacidade para atender 238 alunos por turno e contará com formações nas áreas de Comércio, Gestão, Informática, Beleza, Saúde, Gastronomia e Idiomas, com cursos presenciais e a distância.