A união do grafeno, material à base de carbono considerado o mais leve e resistente que existe, com o metal nióbio, que o Brasil é rico em reservas, é tema de estudos realizados na Universidade de Caxias do Sul. A planta de produção, caracterização e aplicação de grafeno UCSGraphene e empresas parceiras ZextecNano e Znano trabalham na aplicação dos componentes em conjunto para mostrar ao presidente Jair Bolsonaro na visita que fará em 9 de julho a Caxias do Sul. A previsão é que a agenda presidencial no centro de pesquisa se estenda das 15h às 17h.
Entre as aplicações que serão apresentas ao presidente está um superpolímero a base da combinação entre grafeno e nióbio. Este novo material poderá ser utilizado em peças técnicas e estruturais para atender à indústria automotiva leve e pesada.
O diretor da Zextec, Hugo Sousa, destaca ainda que o outro produto que será apresentado é um protótipo de bateria com a união dos compostos. Os principais ganhos são rendimento e durabilidade. As chapas poderiam ser mais leves e com resistência ampliada.