A Fábrica Nacional de Mobilidades (FNM) e a Agrale, que trabalham no desenvolvimento de caminhões elétricos que serão vendidos para a Ambev e fabricados em Caxias do Sul, inauguraram recentemente mais uma fase importante deste processo pioneiro no país. O veículo está há cerca de 20 dias em teste de homologação obrigatória para o Denatran, no campo de provas do Centro Tecnológico Randon (CTR).
A coluna apurou com fontes envolvidas no processo que o modelo de 18 toneladas com autonomia de 100 quilômetros vem se saindo bem em todas as provas. A autonomia pode ser de até 700 quilômetros dependendo da encomenda. Como são testes bastante exigentes, é normal que alguns ajustes ocorram nesta fase. Com o avanço de uma das etapas finais para o lançamento de um novo modelo automotivo, a direção da FNM pretende iniciar a produção em escala ainda neste ano.
A Ambev fechou parceria para a compra de mil veículos elétricos, como caminhões e vans, previstos para estarem nas ruas até o fim de 2023.
Visita do governador
Desde que a FNM colocou a rodar primeira das mil unidades encomendadas pela Ambev, a fábrica 1 da Agrale, onde foi montado o primeiro caminhão elétrico, recebeu dezenas de visitas, desde os próprios diretores da maior cervejaria do mundo, a prefeitos, deputados e outras autoridades que querem conhecer de perto o projeto inovador. Nesta sexta-feira, às 16h30min, será a vez do governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB).