O vice-presidente Executivo da Randon, Sérgio Carvalho, destacou na reunião-almoço virtual da CIC Caxias, desta segunda-feira (28), que o futuro do setor de autopeças no Brasil é promissor. A região é um dos principais polos fornecedores do país, com destaque para o setor automotivo pesado. Neste segmento, inclusive, Carvalho destacou que prepondera a manufatura nacional em peças. Já na linha leve, 60% dos componentes são importados.
O vice-presidente da Randon comentou também o futuro do setor baseado na expectativa de popularização de veículos elétricos. Segundo Carvalho, as plataformas elétricas são mais simples e tem 80% menos componentes do que veículos a combustão, o que também é desafiador para o modelo atual de negócio. O executivo chamou a atenção também comentando como a Randon já está voltada para o que ele considera um divisor de águas na indústria automotiva, o ano de 2030 como o principal marco para a mobilidade elétrica.
— Nós, dentro das Empresas Randon, envolvemos nossa carreta elétrica. Estamos em estágio final de testes e, até o final do ano e início do ano que vem, vamos estar comercializando tecnologia nossa, gaúcha, tudo feito dentro de casa — prevê o executivo.
Carvalho ainda acrescentou que a aceleração do mercado elétrico no Brasil depende muito dos avanços para diminuir o custo das baterias e capacidade de armazenamento.